terça-feira, 29 de setembro de 2009

MÚSICA - "Vilas Volantes - o verbo contra o vento"

Na aula do dia 28/09, nosso grupo analisou a música do filme "Vilas Volantes". Em um primeiro momento de discussão, salientamos a ausência de música durante o filme e sua posterior apresentação nos créditos finais. O grupo apontou os sons locais, como dos animais, água, vento, areia, mas não os tomou como música. Um integrante do grupo percebeu em alguns sons, um eco, gerado em gravação de estúdio, o que pode indicar que o autor colocou os sons propositadamente em partes previamente escolhidas.

Com a intervenção do professor durante nossa discussão, que nos explicou que música é toda sequência de sons (inclusive os do filme), pudemos perceber que há música no filme citado, e que ela pode ter sido escolhida dessa maneira para indicar a leveza da poesia, a calmaria do local.

2 comentários:

  1. Concordo com o que Isa disse. E deixo o seguinte comentário: os sons musicalizados,principalmente o som do vento,para mim, representa um local vazio, calmo e sem a presença de pessoas. Pois até se pode ouvir o vento.... Também achei muito interessante a nossa discussão mais ainda, depois da conversa com o professor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com as colocações da Isa e da Isabel. E acredito que nossa dificuldade inicial em aceitar os sons do filme como música vem de nossa falta de "treino" em analisar esses tipos de sons. O que não teria sido tão difícil se estivéssemos trabalhando com as tradicionais músicas temas de filmes.

    ResponderExcluir