quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Sons, músicas...

Pensando sobre o que a Denise me escreveu, pensei nesse vídeo:

http://d.yimg.com/kq/groups/15563055/1928725564/name/Rain.wmv

"Na aula passada eu estava no grupo que discutia sobre a música no filme que assistimos.
E quando estávamos discutindo em grupo, o professor veio discutir conosco e entramos no assunto sobre o que pode ser considerado música, se aquele conjunto de sons da natureza podem se considerados música... Discutimos também sobre a naturalidade desses sons, se eles eram o mesmo ponto de vista e de escuta no filme ou se eram sons gravados e intruduzidos no filme.
Bom, vi este vídeo no final de semana e lembrei dessa discussão. Se alguém somente ouvisse a música desse vídeo, sem ver a imagem e sem saber do que se trata, imaginaria que é um grupo cantando e tocando, ou até músicas com efeitos especiais e etc. Mas quando assistimos, vemos que não. É um grupo de pessoas que canta, produz os sons dos intrumentos musicais e dos efeitos especiais somente com a própria voz. Lembrei da discussão sobre como nossos ouvidos algumas vezes podem nos enganar com relação ao pondo de vista e escuta, com relação a naturalidade do som e etc. A segunda parte da apresentação deles é a mais interessante, sobre "A música no cinema"."

http://www.youtube.com/watch?v=37DoiAGCHUs





2 comentários:

  1. Sobre sons e música...a cena que eu estou postando, do filme "Dançando no escuro", de Lars Von Triers, mostra um momento em que a atriz, agustiada no trabalho quase que escravo da fábrica, transforma os sons das máquinas em música.

    http://www.youtube.com/watch?v=k72L2ZzfKT0&feature=related

    ResponderExcluir
  2. Realmente quando pensamos em música, logo nos vem o que é conhecido pela maioria das pessoas: Voz (nem sempre), instrumentos, percussão, entre outras coisas. Todavia, a partir do filme que assistimos na aula do dia 28/09, essa impressão nao é percebida. Não se ouviu algo parecido com o som de um violão, teclado, voz... O diretor utilizou e muito da mixagem. Os sons naturais foram trabalhados em sua captação. Percebíamos que alguns sons tinham o som ampliado. Outros reverbados. Arranjou-se os sons, ajudando a contar a idéia principal do filme.

    ResponderExcluir