domingo, 13 de dezembro de 2009

Gente foi uma loucura essa história de escolher uma imagem, uma imagem como??? dentre várias??? Foram tantas, mas ao vê-las eu queria mais, eu queria escutá-las, sim isso mesmo eu queria uma imagem que gritasse comigo, que me trouxesse idéias e que a partir delas (idéias) eu pudesse reconstruí-las.
E então vamos fazer um exercício? Parem de ler este texto aqui e olhem para a imagem que escolhi, vocês sabem que lugar é este?
Esta fotografia é o Parlamento Alemão -Reichstag , utilizado em uma instalação dos artistas Christo e Jeane-Claude. A opção do fotografo pelo plano aberto com este céu limpo e azul ao fundo, pôs em destaque a imponência do Parlamento, mesmo que totalmente coberto e isso fica mais evidente ainda com a multidão que diante dele, parece um formigueiro.
Outro diálogo que tive com esta imagem foi baseada em o Triunfo da Vontade -Leni Riefenstahl. Acredito que não sei se consciente ou inconscientemente alguns elementos permaneceram em relação ao trabalho de Leni em 1936 e o trabalho deste fotográfo em Junho de 1995. Em Triunfo da Vontade vimos a marcante presença das bandeiras espalhadas pela cidade de Berlim impondo a presença de Hitler, vimos também a multidão
diante da personificação do poder encarnado em Hitler.
Ver essa imagem do Reichstag é como ver coberto o rosto de um país pela vergonha do mal que causaram ao mundo.

Um comentário:

  1. gostei da idéia de escutar a imagem. a escuta aí tem sentido duplo, pois me parece que ela se dá na escuta de onde a imagem reverbera em você, neste caso, nas imagens da Leni da Alemanha Fascista. É com esta escuta da cultura que já existia em você - das memórias ativadas pela imagem - que você é tomada pela fotografia e sente que ela grita contigo, ou seja, que ela repercute em seu coração e ressoa em suas palavras (repercutir e ressoar são verbos utilizados por Bachelard para falar da imagem poética), palavras sobre a semelhança entre a pequenês da multidão e a grandeza - gigantismo arquitetônico e grandiosidade da obra de arte - do parlamento coberto.

    ResponderExcluir