terça-feira, 8 de dezembro de 2009

PROSTITUIÇÃO - Trabalho final de Eliseu José Machado

Resolvi postar essas imagens de prostitutas que montei no Corel Photo Paint devido a algumas técnicas que notei tanto nas pinturas quanto nas fotografias.

As primeiras são imagens de Maria Madalena, talvez a mais famosa delas. Observa-se o fundo escuro e a melancolia. Os fundos escuros parecem remeter à própria melancolia ou a uma turbulência espiritual. Mesmo quando usadas cores mais vivas nas imagens, elas parecem não remeter a uma vivacidade ou a um dinamismo.

Outro fato que me chamou a atenção foi o isolamento. A imagem de Madalena com a cidade aberta ao fundo não faz um contraste com as prostitutas modernas. Mesmo quando retratadas nas ruas movimentadas há uma divisão clara entre elas e o quotidiano “normal”. As faixas ou guias de calçadas parecem sempre remeter a esse isolamento. Mesmo quando expostas à luz nas fotografias, sempre são remetidas a uma identidade cultural, a uma finalidade como produto e nunca a um indivíduo. As saias curtas nos permitem entender, independentemente de juízo de valores morais que nos são característicos, porque uma aluna de uma grande faculdade de São Paulo foi hostilizada por alunos e funcionários alguns dias atrás.

2 comentários:

  1. Estas fotos retratam muito bem o isolamento e a visão preonceituosa da sociedade em relação aos profissionais do sexo. Sempre a margem, às escuras, não podendo mostrar seu trabalho, mesmo que toda a sociedade saiba o que fazem.
    Me lembra uma música interpretada por Zélia Duncam - Os Imorais.
    Quem são os imorais???

    ResponderExcluir
  2. Se há uma continuidade entre as imagens de sedução de Maria Madalena e as das prostitutas atuais, não há continuidade entre a imagem de arrependimento da mesma Maria Madalena (as duas últimas pinturas postadas) e as prostitutas que em alguns locais se mostram inclusive de frente, identificáveis e portanto sem medo de repressão. Este conjunto de imagens parece nos apontar para a distinção entre os poderes das duas épocas: na primeira, o renascimento, a repressão era divina e atingia a todos os que fugiam da regra inflexível da interpretação do livro sagrado dada pela Igreja; na segunda, atual, a repressão é humana e atinge somente aquelas pessoas que vivem em sociedades repressivas moralmente. É isto que nos permite localizar as fotos em sociedades diferentes dependendo da posição em que as prostitutas foram fotografadas, de costas ou de frente.

    ResponderExcluir