terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Trabalho final


A imagem tem apenas um plano, de uma pessoa idosa. As linhas de expressão da pessoa revelam uma vida longa, como se cada ruga fosse um caminho que ela seguiu durante seu percurso. A expressão fechada demonstra introspecção. Tudo no seu rosto está fechado: os olhos, a boca e o nariz que acaba se encontrando com a boca.
Os tons das cores em preto e branco dão um aspecto mais sombrio à imagem.
Esta imagem faz parte de uma coleção de fotografias exibida no flick, no terreiro de João de Camargo, um ex escravo da cidade de Sorocaba que fundou uma "religião universal" na cidade que unificaria todos os credos, e englobava elementos das culturas negra, branca e indígena.

4 comentários:

  1. O que mais me chamou atenção nesta fotografia foram as marcas.
    AS linhas de expressão desta senhora revelam realmente uma vida longa, mas eu pensei que talvez também mostre uma vida sofrida, cheia de obstáculos, por isso, talvez a instrospecção, que pode ser também amargura.
    Os tons preto e branco dão enfoque a essas marcas e seus significados.
    Achei a imagem maravilhosa, capaz de levar o leitor a pensar em várias formas e idéias.
    O legal da educação pela imagem é isso, o leitor sempre participa, sempre continua a história que a imagem iniciou.
    Parabéns pela fotografia, achei linda!

    ResponderExcluir
  2. a expressão de cansaço da senhora, a cor (ou ausência dela) mas sobretudo essas linhas... traduz a aspereza do tempo...

    ResponderExcluir
  3. Ao usar a fotografia P&B a imagem tornou um único tipo de textura todos os elementos da face humana; não há ali boca ou olhos, mas sim um conjunto único de reentrâncias, brilhos e escurecimentos. Os grandes contrastes são exibidos no negro e no branco da parte esquerda inferior da imagem. Ali as cores básicas que se expandem para figurar a forma humana da maior parte da imagem.

    ResponderExcluir