quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Trabalho Final




Para o Trabalho Final escolhi esta foto. Eu a encontrei em um blog com mais outras tantas fotos, mas em nenhuma o nome do fotógrafo, uma pena.
Não dá pra saber onde e nem em que época a foto foi tirada.
A mensagem parece um tanto quanto óbvia, sobre o preconceito, a luta racial, a defesa pelos direitos de igualdade, a submissão.
A diferença de tamanho e qualidade entre os dois bebedouros, as plaquinhas "white" - "colored", a posição do rapaz, o lugar para onde olha, a sujeira na parede atrás do segundo bebedouro e até o encanamento deixam claro o caráter de denuncia da imagem.



*Claro que numa enorme diferença de proporções (ou não), encontrei esta foto logo após estar na reitoria... O engraçado, e que talvez tenha me chamado a atenção, é que lá os bebedouros são bem diferentes dos nossos...

2 comentários:

  1. Primeiramente, quero pedir desculpa pelo meu atraso, mas ontem fiquei preso na rodoviária de São Bernardo, devido às enchentes em SP.


    Nossa, incrível esta foto. Incrível no sentido de "não dá pra acreditar" mesmo. Ela passa uma mensagem muito forte! Seres humanos separados neste momento tão natural, e essencial, que é tomar água. Realmente, uma imagem absurda, prova eternizante de um passado tenebroso na sociedade estadunidense.

    Não posso, porém, perder a chance de comparar esta situação com os banheiros que usamos. Por que será que vemos de forma tão natural os banheiros masculino e feminino separados, mas nos choca tanto pensar em dividir o bebedouro pela cor? Sexismo pode, racismo não? Fica a pergunta...

    ResponderExcluir
  2. Proponho uma conversa com a imagem sem legenda ou autoria, uma vez que é bastante comum vermos imagens desta natureza, principalmente no contexto de publicidade. Sem legenda e autoria a imagem é por si própria e solicita que entremos nela sem amparos outros que nossa cultura visual. Nesta imagem, podemos identificar muitas coisas somente a partir dos elementos existentes na imagem: é de um local de língua inglesa, nos remete para um tempo passado por ser em P&B, nos educa a identificar as discriminações existentes nos próprios objetos cotidianos, é uma foto que realiza/solicita um pensamento por comparação uma vez que tem sua força exatamente na oposição entre dois objetos/bebedouros que estão nos pólos opostos da imagem, ela toma partido contra a discriminação ao colocar na imagem somente um homem negro e não colocar nenhum branco, o cano/a água une os dois pólos opostos pelos bebedouros/placas.
    Cabe então perguntar: as legendas e identificações nos levam a que tipo de conhecimento com/pelas imagens?

    ResponderExcluir